Custódio – Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores – Amapá e Pará

Olá irmãos!

Conheçamos agora uma missão muito especial. A missão do coração do meu pastor (Ele sempre diz que pede ao Senhor que o mande para evangelizar pescadores, porque ele ama pescar… rs).

O missionário Custódio é um irmão super disposto. Entre em contato com ele e conheça ainda mais o que Deus tem feito entre os pescadores!

 

No fim de semana de 15 e 16 de outubro de 2016, na base de Afuá/Marajó acontecerá o culto de Celebração dos cinco anos.

São aguardados entre 250 e 300 adultos e será servida uma alimentação a todos, em especial aos ribeirinhos. 

Cinco pessoas serão batizadas e trarão seus familiares.

Encorajo você a fazer uma oferta especial para a alimentação desse dia!

linhas-elegantes-da-regua-12872661

HISTÓRIA DA MEAP- AMAPÁ – PARÁ

MEAP – BRASIL

MEAP – “Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores” – nasceu em 1986 em Santos (SP). Mas desde o início dos anos oitenta já vinha sendo visitadas as ilhas e comunidades ao redor da Ilha de Cananéira – SP. Formada por líderes evangélicos de diferentes denominações, que teria por objetivo atender especificamente as necessidades deste povo, tão isolado e tão pouco evangelizado em todo o litoral brasileiro.

Chegando ao final do segundo milênio, a MEAP havia se estendido da região Sul até o estado do Maranhão. Havendo apenas mais uma região para que se cumprisse o alvo inicial de alcançar os 8.000 km de costa brasileira – o Amapá.

2-1

MEAP – AMAPÁ

Após anos de oração, planejamento e ações concretas neste sentido, a Diretoria MEAP Brasil, seus fundadores e missionários, Deus atendeu vossas orações. Em janeiro de 2006 a MEAP finca estaca em solo amapaense. Deus separou o Pr. Custódio, sua esposa Vânia e os filhos Calebe e Silas e sua filha caçula Naara para, junto com outros irmãos, trabalharem no alcance aos ribeirinhos. A Boa Mão do Senhor tem abençoado a MEAP-AMAPÁ e, pessoas enviadas por Deus foram se achegando a missão formando o Conselho Administrativo, onde regularmente havia reuniões, planejamento e oração.

Em junho de 2006 foi realizada a primeira Promoção Saúde & Vida no Sul do Estado do Amapá e Noroeste do Pará. Na época, onze pessoas de Macapá compuseram a equipe, sendo cinco profissionais de saúde (um médico ginecologista, um médico endocrinologista, uma técnica de enfermagem, um protético e uma psicóloga). Cortes de cabelo e higiene pessoal. Além da equipe local e missionários.

VISÃO

Em outubro de 2008, logo após a inauguração do B/M Koinonya I, ofertado pelo irmão Aguinaldo Cajaíba e família, estávamos articulando uma equipe Multi-funcional para o arquipélago de Bailique/AP, quando uma igreja parceira em Macapá ficou impossibilitada de nos acompanhar nessa nova etapa de expansão. Neste momento, orando e jejuando por um mês, Deus nos deu a visão de montarmos bases em lugares estratégicos para apoiar as igrejas parceiras e facilitar o alcance e atendimento a comunidades mais distantes.

ARQUIPÉLAGO DE BAILIQUE/AMAPÁ.

Chegando ao Amapá em janeiro de 2006, em dois meses O Senhor nos proporcionou conhecermos a região de Norte a Sul/AP e o Oeste do Marajó com apenas R$ 200,00 (duzentos reais). Bailique seria a última região a ser visitada diante de tantos desafios. Mas aprouve a Deus, pelo Seu Espírito Santo, soprar noutra direção e viajei para o Arquipélago de Bailique em agosto deste ano. Em outubro viajamos com a primeira equipe para Bailique (Aguinaldo, Custódio, Eudário e Sr. Henrique (em memória)) num barco de linha.

Em Bailique fretamos uma embarcação e alugamos um local para dormir “entre aranhas e carapanãs (pernilongos)”. Para Glória do nosso Deus, dois anos depois estávamos inaugurando o barco Koinonya I, ofertado pela família do Sr. Aguinaldo e família ENGEMET. Em abril de 2009, inauguramos a base em Bailique/Vila Progresso. Logo em seguida, de dentro do Projeto Doce Lar, surgiu a CEB – Igreja Evangélica em Bailique. Várias equipes de profissionais voluntários, missionários e igrejas parceiras somaram neste projeto.

Algumas das crianças atendidas

ARQUIPÉLAGO DE MARAJÓ/PARÁ

Em fevereiro de 2006 voamos sobre a região com três missionários, sendo dois pilotos e um pastor. Pousamos na precária “pista” em Afuá, que na ocasião a pista estava interditada. Fazia seis meses que não pousava nenhum avião, mas conseguimos pousar pela misericórdia do Senhor. Oramos pelo município e seguimos para o Município de Chave. A IBM (Igreja Batista Memorial em Macapá) e outra em Belém eram nossas parceiras na época. Iniciamos a evangelização e em julho realizamos o primeiro culto.

Nosso coração pulsava por ir mais diante. Continuamos orando e em fevereiro de 2010, recebemos uma equipe do Canadá, mobilizada pelo Pr. Márcio Garcia, fundador da MEAP. Vislumbrávamos uma área de (30 X 50 m) no Rio Marajozinho. Os valores e a dificuldade de encontrar um terreno inviabilizavam o projeto. Mas Deus tinha planos maiores – quando estava para embarcar retornando para Macapá e ao comentar com um amigo, ele disse que conhecia uma pessoa que estava vendendo alguns lotes numa área boa que atenderia nossa necessidade. Imediatamente liguei para a referida pessoa ela se encontrava em Macapá, tão logo cheguei de viagem fui procurá-lo.

Falamos sobre o Projeto e negociamos o valor. Ele possui trinta e seis lotes de (10X20). Ofereci-me para comprar todos, o proprietário ficou surpreso. Lhe pedi um desconto, o que foi prontamente aceito. Pedi para parcelar, mesmo sem me conhecer ele concordou. Pedi-lhe para fazer sem entrada, pois não tinha o dinheiro. Ele fez mais esta cortesia. Honramos nossos compromissos, fizemos o projeto.

Oramos e iniciamos a construção em abril/2011. Mesmo diante de um rigoroso inverno, a obra seguiu a todo vapor. Foram meses de muito trabalho e oração. A Diretoria local a Diretoria da MEAP Brasil e os missionários se empenharam bravamente, valeu toda labuta. Para a Glória do nosso Deus, inauguramos em 30 de setembro do mesmo ano, o Complexo da MEAP Base Afuá/Marajó – Centro de Vida.

2

Breve Histórico Plantação Igrejas – Bailique e Afuá/Marajó

Bailique – Igrejas

Desde agosto de 2006 quando fizemos nossa primeira viagem para o arquipélago de Bailique/AP nosso maior desafio é conseguir igrejas parceiras que estejam dispostas a enfrentar vários desafios, tais como: longos tempos de navegação além de intemperes durante as viagens devido as constantes maresias (ondas fortes) que geram medo. Falta de infraestrutura básica como energia, água e alimentação pouco diversificada.

Diante das circunstâncias O Senhor nos concedeu, em outubro de 2008, a visão de montarmos uma Base Avançada da MEAP onde funcionariam alguns projetos, dentre O Projeto Doce Lar, que funciona também que a igreja – Comunidade Evangélica de Bailique que é conhecida e chamada pela população de: Igreja Doce Lar.

Os desafios são mais “combustíveis” em nosso ânimo para a proclamação das Boas Novas, priorizando onde Cristo não foi anunciado (Rm 15:20).

Vila Progresso

Vila Progresso é a principal ilha do arquipélago e neste contexto a igreja em Bailique/Vila Progresso avança para levando Luz aos que estão em trevas, pessoas se convertendo e sendo acompanhadas constantemente!

Missionário Custódio
Missionário Custódio

ALVOS PARA 2016

Vila São Pedro

Término da reconstrução da igreja em Vila São Pedro, que devido à erosão pela forte correnteza do rio, foi desmanchada e está sendo reconstruída numa área perto. Parte do material está sendo reaproveitado. Semanalmente realizamos cultos na casa de uma família.

Vila Freguesia

Estamos chegando com as Boas Novas na Comunidade de Freguesia: evangelismo, ação social, distribuição de: roupas, sapatos, cestas básicas e atendimento odontológico. A comunidade é muito carente e visamos, para o próximo ano, a plantação da Igreja nessa comunidade. No último mês recebemos a visita da Equipe Redenção de Macapá, foram dias preciosos junto aos irmãos.

Dupla Função

O casal Geovane e Josy, coordenadores da Base MEAP Bailique, também lidera a pequena igreja ribeirinha da CEB (COMUNIDADE EVANGELICA DE BAILIQUE). Que o Senhor nos dê graça diante de tantos desafios nesse Arquipélago, levantando mais líderes de Igrejas para avançarem nessa região!

MOTIVOS DE ORAÇÃO:

  • Pela saúde da irmã Josy e família (doenças tem a aflingido e aos filhos Abner e Asaph). Ela aguarda o terceiro filho para dezembro 2016
  • Pela comunidade de freguesia (implantação no próximo ano – barco voadeira para facilitar acesso)
  • Por novos parceiros ministeriais – complementação sustento
  • Novas igrejas dispostas a pagarem o preço para chegar aos não alcançados.

Acesse mais fotos clicando aqui: apresentacao-afua-julio-ice-brasilia-outubro-2016

Plantação Igrejas – Afuá/Marajó

Logo no primeiro mês, ao chegar no estado do Amapá, fui convidado por três pastores, sendo dois pilotos de avião a fazermos uma viagem aos municípios de Afuá e Chaves ambos no arquipélago de Marajó. Não foi fácil o pouso em Afuá, pois a pequena pista estava sendo recapeada e há seis meses não pousava nenhuma aeronave. Em chaves a pista era um campo de futebol e o gado, ovelhas e cachorros eram os responsáveis pela “manutenção”.

Iniciei viagens regulares e a Igreja Batista Memorial/Macapá – Amapá se mostrou pronta a iniciarmos uma igreja. A cada quinze dias fazia uma viagem para Afuá – dormia de favores nas embarcações. Evangelizando durante o dia e orando e andando pelas “ruas e passarelas” a noite.

Cinco meses depois, alugamos um quarto numa casa onde um casal do SBPV (Seminário Bíblico Palavra da Vida/Belém – Pará) passou um mês evangelizando e eu viajava todas as semanas para apoiá-los. No final do mês com a chegada de minha esposa, Vânia, e uma equipe da IBM com muita resistência, realizamos o primeiro culto em julho/2006.

Nos meses posteriores continuei as viagens sozinho até que em março de 2007 Deus levantou uma família de evangelistas para morarem em Afuá, surgindo assim a Congregação Batista Memorial. Em julho deste mesmo ano, com a vinda de missionários e voluntários da Convenção Batista Brasileira na TransAmapá e apoio do missionário Sr. Wilson Gondim, esta jovem congregação já gerou uma nova congregação no Bairro de Capim Marinho/Afuá. Tanto a congregação da cidade velha, quanto do bairro Capim Marinho, experimentaram um rápido crescimento que durou cerca de dois anos, depois foi reduzindo a membresia e assistência por diversos motivos.

Em 2007 também chegaram as igrejas Presbiterianas e Cristã Evangélica. No ano seguinte outras denominações. Quase que sem exceção as igrejas mantém um ciclo de crescimento por dois anos, depois vem a minguar ou fechar.

Em outubro de 2008, enquanto estávamos em preparação plena para inauguração do primeiro barco da MEAP na região B/M Koinonya I, Deus nos deu a visão de plantarmos base em lugares estratégicos para servir de apoio às igrejas e facilitar que as mesmas pudessem chegar mais distantes rumo aos menos evangelizados – a base Bailique foi inaugurada em março/2009.

A base em Afuá, com apoio da Partners, Peaple Churchil e Living Truth, foi inaugurada em setembro/2011. Este complexo tem servido de testemunho do Nome do Senhor Jesus. Vidas têm sido salvas, libertas, cuidadas e amadas. O Evangelho Integral sendo disseminado e treinamento de liderança local tem sido nosso foco nos últimos meses e próximos anos.

Plantação de Igrejas em Afuá/Marajó

No arquipélago de Marajó Afuá e região a plantação de igrejas tem sido um desafio constante – a batalha espiritual por vezes é extenuante. Apesar dos contatos com liderança das igrejas locais, a obra avança lentamente no âmbito espiritual. Para exemplificar o tamanho das adversidades alguns pontos de pregação tiveram início e acabaram fechando, cito: Ilha das Pacas, Rio Curupaxi, Furo dos Pagãos, Igreja Batista em Afuá, Comunidade Evangélica de Afuá, Rio Bussutuba e outras que caminham muito devagar.

Algumas das crianças atendidas

A perseverança e dedicação dos missionários e a Boa Mão do Senhor não nos deixa desanimar e gera frutos.

1 – No Município de Afuá (sede), está sendo iniciada uma igreja Bilíngue (surdos e ouvintes – única no arquipélago de Marajó e talvez a única na Amazônia). Esta igreja tem características peculiares. Precisa de uma equipe para se alcançar um surdo e cada surge exige da missionária atenção particular. Apesar das dificuldades, esse ministério avança devido à persistência da família Gomes (Pr. Romildo e Christiane) e da missionária Denise. Em novembro foi batizada mais uma surda. Ela era prostituta e a missionária foi ameaçada de morte por aqueles que se aproveitavam das mazelas que sua antiga vida proporcionava. A batalha espiritual foi extenuante, mas Deus tem nos dado vitórias. Esta igreja que está surgindo na sede em Afuá merece destaque nas orações pela sua particularidade e delicadeza no trato com os novos convertidos. Faz-se necessário uma equipe e o acompanhamento é diário até que eles se firmem. Essa igreja é uma parceria com a Igreja Batista Memorial em Macapá.

2 – A “Casa de Apoio” no Rio Camaianin, com a liderança do Pr. Laércio enviado pela Comunidade Evangélica de Curitiba e a dedicação da esposa ganharam o coração do povo. Em setembro foi inaugurada a “Casa de Apoio” na comunidade Bom Jesus do Charapucu. Um dos lugares mais pobres do Brasil sendo conhecido como o Portal da Miséria no arquipélago de Marajó. Mas Deus é poderoso e tem mudado esta realidade. As pessoas não queriam que fosse construída uma igreja, mas com sabedoria o missionário perguntou ao líder comunitário se ele poderia construir uma “casa de apoio” para sua família passar o final de semana e ter onde dormir. Foi com esta sensibilidade social e com visão de espiritual que em setembro a inauguração desta casa contou com a presença de 80% da comunidade na “igreja – casa de apoio”. O médico Dr. Onofre atendeu nesse dia 85 pessoas e a mensagem de Boas Novas foi proclamada. Desde o início do contato até agora, a comunidade tem crescido (já foram mais três casas – numa comunidade que estava encolhendo). A escola foi reativada e através da MEAP cinco equipes de saúde e evangelismo foram mobilizadas melhorando a qualidade de vida das pessoas.

3 – Outras comunidades em rios do entorno de Afuá/Marajó estão sendo visitadas com regularidade, destaque para os rios São Cosmo e Urucum: recebem visitas mensais da Comunidade REVIVER de Macapá onde surgiu um grupo Redenção Marajó com forte característica missionária. Esse grupo apoia os trabalhos nas bases em Afuá e Bailique e Afuá/Marajó conta com a supervisão do missionário Marcos Melo.

Motivos de Oração Afuá/Marajó

  • Pela unidade das equipes: missionários e voluntários.
  • Pelas comunidades ao longo dos rios São Cosmo e Urucum
  • Parcerias novas igrejas dispostas a pagarem o preço para chegar aos não alcançados.
  • Por uma embarcação mais rápida e com menos custo de manutenção
  • Pessoas qualificadas a trabalharem com surdos

Hoje, nas bases Afuá e Bailique, são desenvolvidos projetos sociais relevantes para os moradores do seu entorno e região ribeirinha. Famílias e missionários trabalham com dedicação e amor. Demonstrando no cotidiano a excelência e o Amor do nosso Criador através do seu viver diário.

Somando a eles, a Diretoria local e equipes de profissionais voluntários de diversas áreas, fortalecem nas bases esse atendimento e expandem este ministério para outras comunidades ribeirinhas.

Somos gratos ao nosso Deus pelas pessoas que Ele tem levantado para somar nessa Missão e que “Embarcam Conosco” diariamente através das orações, contribuições – parcerias com Igrejas e Instituições afins, na expansão do Reino de Deus.

A Deus Toda Glória!

Custódio Dias de Almeida

custodiommamapa@hotmail.com

Sobre missoesemsuasmaos

Missões em suas mãos nasceu da importância de considerar a caminhada.

Alguns missionários, por vezes, tem caminhado sozinhos. Considere algumas possibilidades de atitudes que podem ser adotadas para caminhar com um missionário!

Acompanhe aqui algumas histórias missionárias e se disponha a caminhar com algum deles.

Se importa? Faça contato com um missionário!

Sou Júlio e meu coração pulsa por caminhada!
Vamos conversar mais?

missoesemsuasmaos@gmail.com
+55 61 98147-2584 (Tim e WhatsApp) com Júlio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *